Entrevistas CiclismoPuro #1 | Clément Chevrier

Standard

Já tem excelentes resultados nas maiores provas sub23 do mundo e é considerado um dos talentos mais excitantes do ciclismo francês. Excelente trepador, depois de passar os seus primeiros anos no ciclismo na equipa francesa Chambéry CF, a equipa de desenvolvimento da Ag2r, vai agora enfrentar um novo desafio no outro lado do oceano com a Bissell, com o objectivo de passar ao WorldTour em 2015. Trata-se de Clément Chevrier:

1. Como começaste no ciclismo?

Eu corri 3 anos com a Chambéry Cyclisme Formation, a equipa de desenvolvimento da Ag2r, corri sempre lá após os meus anos como junior. Melhorei bastante graças a eles, desde o calendário até ao ambiente da equipa e treinando bastante nas montanhas.

2. Fazes parte da nova geração de trepadores franceses, o que pensas da actualidade do ciclismo francês e o seu futuro?

Nós temos uma grande geração a surgir em França, com trepadores como Romain Bardet, Thibaut Pinot, Kenny Elissonde ou Warren Barguil, mas também temos grandes talentos para os sprints com Arnaud Demare, Bryan Coquard, Nacer Bouhanni, etc. Eles são muito promissores e acho que eles conseguirão competir com os melhores dentro de alguns anos. No meu caso, as prestações deles são um incentivo para eu tentar ser bem sucedido no futuro. Eles mostram que é possível um jovem brilhar no ciclismo actual.

3. Durante 2013, correste o Tour de l’Ain com a selecção nacional, contra algumas das melhores equipas do mundo. Como é foi correr com eles?

Foi a minha primeira corrida profissional e fiquei maravilhado. Tentei concentrar-me na corrida e dar o meu melhor. Durante as subidas ficava excitado por conseguir estar ao lado de ciclistas como Sanchéz, Pinot… Foi um “sonho” para mim! Foi difícil dormir após as etapas com todas essas memórias a percorrerem-me a cabeça.

4. Mas antes terminaste em 3º na geral do Giro Ciclistico della Valle Aosta, foi importante para ti brilhar numa das provas mais importantes do calendário sub23?

Para mim foi uma surpresa ter brilhado no Valle Aosta. Na verdade era o meu regresso à competição após o Tour de Pays de Savoie. Não sabia qual era a minha condição física após 3 semanas sem correr. Mas eu sempre fui muito sério na minha preparação e tentei manter-me competitivo durante na pausa entre as duas provas.

5. E também venceste uma etapa no dificílimo Tour de Pays de Savoie (acabando em 2º na geral), no final ao alto na La Toussuire. Como olhas agora para essa etapa?

Foi um grande dia! Porque era a etapa mais dura da prova e eu consegui vencê-la diante da família e amigos. Além disso, tinha especialmente preparado essa etapa durante o meu estágio em Maio. Por detrás dessa vitória há muito trabalho.

6. Durante o Verão havia alguns rumores de que estarias perto da Ag2r. Chegaste a entrar em negociações com a equipa?

Sim, falei com a Ag2r mas o manager da equipa Vincent Lavenu disse-me em Julho que não seria possível juntar-me à equipa em 2014. A prioridade deles eram ciclistas talhados para as clássicas, que não são a minha especialidade.

7. Em vez disso, vais correr com a Bissell (antiga Bontrager) em 2014. Como entraste em contacto com a equipa?

Eu contactei o Axel Merckx dois dias antes dos Mundiais em Florença, enviei-lhe o meu CV por e-mail. E um dia depois dos Mundiais, o Axel chamou-me para fazer uma proposta…

8. Em 2014 vais ter Axel Merckx como director desportivo, o que é que achas que podes aprender com ele?

É uma grande oportunidade ter alguém como o Axel como director desportivo! Estou muito orgulhoso de poder trabalhar com ele. Ele tem muita experiência e sabe como a partilhar. Tenho algumas memórias de quando era pequeno… Eu sempre quis uma foto e um autógrafo dele quando fui ver a Volta a França. E agora trabalho com ele… Incrível! E claro, a Bissell é conhecida por ser umas das melhores equipas de desenvolvimento do mundo.

9. Depois de termos visto Joe Dombrowski em 2012 e Lawson Craddock em 2013, a serem bem sucedidos nas maiores provas por etapas do calendário norte-americano com a equipa, achas que podes ser o próximo?

Eu espero que sim! Quero aproveitar as novas experiências e aprendar de novo graças ao calendário, os campos de treino, conviver com o staff e os meus colegas de equipa, etc, com o objectivo de ir para uma equipa WT na próxima época.

10. Maiores objectivos para 2014?

Tour of California, Tour du Pays de Savoie se puder participar, o Tour of Colorado ou o Tour de l’Avenir.

11. Já tens uma ideia do teu calendário nos primeiros meses?

Vou para um estágio entre 2 e 10 de Março na Califórnia, depois vou ficar nos EUA, em San Diego, acho. Vou começar a minha época na Redlands Classic na Califórnia. Vamos fazer um estágio em altitude para preparar o Tour of the Gila e o Tour of California. Depois disso regressarei à Europa.

12. Mais alguma coisa que queiras acrescentar?

Eu apenas gostaria de te agradecer pelo teu interesse!

 E em nome do CiclismoPuro, também te agradeço pela disponibilidade demonstrada desde o início. Boa sorte para a temporada! Sigam @ClemChevrier no Twitter para seguirem mais atentamente da época dele!

Leave a comment