Ciclismo Puro | 5 Jovens A Seguir Para 2014

Standard

Com a nova época já a começar, o Ciclismo Puro dá a conhecer 5 ciclistas sub23 que poderão causar furor durante o ano de 2014:

Clément Chevrier (Bissell Development Team)

chevrierO jovem francês que no ano passado correu pela Chambery CF (equipa de desenvolvimento da Ag2r) é o mais recente da já longa nova linhagem de trepadores franceses que conta com nomes como o vencedor no Alto d’Angliru Kenny Elissonde ou Romain Bardet (também um ex-aluno do Chambery CF).

Teve um ano de 2013 bastante consistente, uma vitória na duríssima 4ª etapa do Tour des Pays de Savoie (final ao alto na La Toussuire, que já serviu como final de etapa do Tour em 2012). A somar a essa vitória, ainda terminou em 2º na geral da prova, atrás do compatriota Yoann Barbas, um 10º lugar na Ronde de l’Isard, um 3º lugar no também duríssimo Giro Ciclistico della Valle d’Aosta Mont Blanc e ainda uma prestação bastante sólida nos Mundiais, onde chegou no grupo da frente no 11º lugar.

Chevrier não tem pressa em juntar-se à elite e a prova disso foi a notícia de que se iria juntar à Bissell (antiga Bontrager), equipa chefiada por Axel Merckx. A Bissell costuma ter sempre um calendário bastante interessante, com presenças no Tour of California e no USA Pro Cycling Challenge. Portanto, para além das provas que virá a fazer com a selecção francesa, ainda se poderá testar junto da nata do ciclismo.  Bonne chance, Clément.

Caleb Ewan (Jayco-AIS)

ewan

Eis a nova coqueluche do ciclismo australiano. Apesar dos tenros 19 anos, Caleb Ewan sabe muito bem o que é ganhar. E sabe o que é ganhar a gente grande.

Começou a ganhar nome quando em 2012 quando venceu 2 etapas da Jayco Bay Classic, na altura tinha ele 17 anos e bateu nomes como Allan Davis, Leigh Howard e até mesmo Robbie McEwen. Ainda nesse ano fez 2º nos Mundiais (perdendo apenas para um super Matej Mohoric).

2013 foi mais do mesmo, vencedo mais uma etapa da Bay Classic e desta vez arrebatando a geral. Tinha agora 18 anos e estava no seu primeiro ano como sub23 e dava muito mais do que apenas luta a ciclistas com mais 3 anos que ele. Prova disso foi a vitória na La Côte Picarde, prova da Taça das Nações, além de duas vitórias na Thürigen Rundfarht e no icónico Tour de l’Avenir. E ainda foi a tempo de demonstrar algumas capacidades quando a estrada inclina nos Mundiais quando atacou na subida final para tentar apanhar Mohoric e Louis Meintjes.

2014 será um ano de aprovação. Vai correr pela primeira já no próximo dia 21 de Janeiro a maior prova do seu país, o Tour Down Under, onde se vai debater contra alguns dos tubarões do pelotão ao sprint. Uma coisa é certa, o talento dele é inquestionável. E já se sabe que irá correr pela Orica-GreenEdge para 2015, e quiçá fará uma entrada de rompante no WorldTour, tal como fez Peter Sagan, por exemplo.

Luka Pibernik (Radenska-Kuota)

pibernik

No que toca a eslovenos com futuro, surge logo à cabeça Matej Mohoric, mas Luka Pibernik não lhe fica nada atrás. Nem que seja pela regularidade que no mais novo Mohoric ainda carece.

Pibernik, 2o anos, é um dos ciclistas mais consistentes do seu escalão. Em 2013, depois de ter terminado 2012 com um 5º lugar nos Mundiais, ficou em 3º no GP Palio del Recioto (apenas atrás dos supra-sumos Ewan e Herklotz) e em 8º na Ronde Van Vlaanderen Beloften, a RvV para os sub23. No entanto o seu ano culminaria com uma grande vitória nos Nacionais de Estrada, superiorizando-se a nomes como Janez Brajkovic, Grega Bole ou até mesmo… Matej Mohoric. Ainda fez 3º na Course de la Paix (ou Corrida da Paz) e uma exibição sólida no Tour de l’Avenir, onde fez 13º no final ao alto no Col de la Madeleine.

O Pibernik é um corredor bastante completo mas é difícil dizer qual será a sua especialidade devido à sua enorme versatilidade. 2014 será um ano importante para se afirmar ainda mais no escalão antes de partir para a sua nova aventura na Lampre em 2015.

Silvio Herklotz (Team Stölting)

herklotz

Oriundo de Berlim, Silvio Herklotz é um dos talentos mais excitantes que por aí anda e a nova esperança da Alemanha de poder, quem sabe, voltar a ter alguém capaz de lutar por uma grande Volta.

Tomou a sua primeira época como sub23 de assalto, mostrando uma regularidade invulgar para a sua idade. 2º lugar no GP Palio del Recioto, 4º na Rund um den Finanzplatz Eschborn-Frankfurt, 8º na Thüringen-Rundfahrt e uma vitória fantástica na etapa-rainha do Tour de Alsace, que lhe viria a dar também a vitória na classificação geral.

Herklotz, de apenas 19 anos,  também já começou bons sinais nas provas com os mais “crescidos”, tendo andado bem na Bayern-Rundfahrt (25º na geral) e terminando em 7º nos Campeonatos Nacionais, num percurso que, sejamos honestos, não lhe assentava muito bem. O Tour de l’Avenir foi talvez o único percalço da época (desistência na 3ª etapa devido a problemas de saúde), mas recompensou semanas depois terminando em 8º nos Mundiais. Para 2014, só se pode esperar melhor.

Pierre -Roger Latour (Chambery CF)

latour

Começámos com um francês e terminamos com um francês. Ainda mais curioso ambos correram na mesma equipa em 2013 e ambos sabem (muito bem) o que trepar.

Pierre-Roger Latour, 20 anos, é outro ciclista que também se pode inserir na linhagem de novos trepadores franceses juntamente com Chevrier e muitos outros que todos os anos vão surgindo. Não teve o melhor começo de 2013, ao ter partido a clavícula esquerda ainda no início de Janeiro, o que o obrigou a falhar a primeira metade da época. Não o impediu de entrar em rompante assim que recuperou, finalizando em 6º a Ronde de l’Isard e em 8º o Tour de Pays de Savoie, duas provas bastante conhecidas pela sua dureza.

Mas o melhor ainda estava para vir quando se juntou à Ag2r (a “equipa-mãe” da Chambery) como estagiário. 5º lugar no Tour du Doubs, 20º na Coppa Sabatini e 13º no Giro del Emillia, que costumam ter sempre concorrência forte. Ainda faria 4º no Piccolo Giro di Lombardia.

Espera-se para 2014 que tenha mais alguma liberdade na selecção francesa, e caso se mantenha livre de lesões, pode ser que desta vez se junte à Ag2r (ou outra qualquer) em definitivo.

One thought on “Ciclismo Puro | 5 Jovens A Seguir Para 2014

Leave a comment